Servidor de Arquivos – DFS

TOPLOGO

LINHA

 

Servidor de Arquivos – DFS

 opcao-de-servidor-de-arquivo

Hoje uma das maiores preocupações no mundo corporativo com relação a sua tecnologia é a disponibilidade dos arquivos usuais (Planilhas, Documentos, Imagens e outros).

Tem se tornado cada vez mais  comum nas empresas que elas tenham um servidor de arquivos e os disponibilizem através de sua rede local ou até mesmo via internet, ou seja, seu colaborador não acessa os arquivos salvos diretamente em sua máquina e sim acesse um arquivo no servidor, altere e salve no próprio servidor. Essa pratica vem sendo muito utilizada para que várias pessoas possam acessar o mesmo e também para que o arquivo possa ficar em um computador mais “Seguro”.

Com esse conceito de servidor de arquivos tão em alta, temos algumas sugestões de gerenciamento desse servidor baseado em algumas perguntas básicas para utilização e com a utilização de somente uma ferramenta (DFS).

 

 

LINHA

 

 

DFS- Sistema de Arquivos Distribuído (Distributed File System).

O que é DFS:

DFS é uma ferramenta de gerenciamento de arquivo e replicação de dados criada pela Microsoft que já vem nativa em seus Windows Server e vem se aprimorando a cada atualização.

O que faz o DFS:

O DFS é uma tecnologia popular e eficaz que fornece o arquivo redundante e replicação de pasta entre servidores remotos. Você pode organizá-las em um espaço para nome comum para permitir que os colaboradores se conectam sem a necessidade do nome do servidor em que o compartilhamento do DFS.

Ou seja, com DFS você pode disponibilizar seu arquivo em qualquer rede ou até mesmo on-line.

Outra funcionalidade muito usada é a replicação dos arquivos. Imaginamos que você tenha um arquivo no servidor 1, o DFS devidamente configurado irá replicar esse arquivo ou pasta para o servidor 2 fazendo com que você tenha uma cópia desse arquivo sempre atualizada. Essa função é muito usada como Alta Disponibilidade (Saiba mais em www.dmsolution.com.br/o-que-e-alta-disponibilidade)

 

 

 

LINHA

 

 

 

Porque devo usar sistema de arquivos distribuídos?

backup1

Com sistemas de gerenciamento de servidores de arquivos temos alguns destaques:

  • O ganho de tempo para realizar o trabalho do dia a dia. Maior segurança.

  • Facilidade na hora de realizar um backup

  • Possibilidade de tornar disponível o arquivo em nuvem

  • Possibilidade de tornar o arquivo alto disponível

 

LINHA

 

 

Explicando Destaques

O Ganho de tempo para realizar os trabalhos do dia a dia é significativo porque sistema de gerenciamentos de arquivos mantem sempre seus arquivos sempre atualizados sem precisar ficar “enviando” arquivo de um lado a outro.

Facilidade na hora de fazer o backup é um diferencial do DFS, pois com ele você consegue apontar uma máquina e simplesmente replicar em tempo real todas as atualizações dos seus arquivos.

Com DFS é possível apontar a replicação para um Cloud, ou até mesmo configurar no Cloud Server. (Servidor em nuvem)

Com DFS é possível criar replicação para que seu serviço fique alto disponível, ou seja, pode um clone dos arquivos de seu servidor primário e se algo acontecer o secundário assume a função com todos os arquivos já atualizados.

LINHA

Se precisa de solução em DFS, ou quer entender um pouco melhor, entre em CONTATO com a DMSolution que teremos o prazer em avaliar sua necessidade e apontar solução com melhor custo benefício de acordo com sua necessidade!

Está com alguma dúvida sobre nosso artigo, comente que teremos o prazer de responder, se sua dúvida é sobre outras soluções acesse nosso Fórum e crie um tópico com seu questionamento.

Posted in:

2 Comments

  1. eu tenho uma pequena rede de 10 clientes que usa internet mas eu nao tenho controle ,gostaria de controlar e distribuir os megas iguais para cada um deles que faço me ajude a controlar cada cliente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *