O que é Alta Disponibilidade ?

TOPLOGO

LINHA

Alta Disponibilidade

O que é Alta disponibilidade ? Pra que serve ? Quem deve utilizar ? 

Alta-Disponibilidade

 

Por ser um dos serviços mais requisitados em nossa empresa, a solução de Alta Disponibilidade, resolvemos criar este post para explicar melhor o seu conceito e funcionamento.

  •  Conceito Alta Disponibilidade 

  • Objetivos Gerais 

  • Ferramenta de Gerenciamento

  • Quem deve utilizar ?  Será que o investimento vale a pena ? 

 

LINHA

 Conceito de Alta Disponibilidade

 

Conceito e objetivo de Alta disponibilidade

 

Alta Disponibilidade é um sistema informático resistente a falhas de hardware, software e energia, cujo objetivo é manter os serviços disponibilizados o máximo de tempo possível.

Explicando melhor, Alta disponibilidade pode ser entendida como um backup alto disponível, ou seja um espelho automático do seu serviço.

Imaginando que sua empresa tenha um servidor onde se encontra todos os seus arquivos, se acontecer algum problema no sistema operacional o que você faz ? Normalmente as empresas corrigem o problema e “sobem” o Backup para que seus arquivos voltem para o servidor, isso demanda geralmente muito tempo, e sua empresa ficara parada durante esse processo.

 Na solução de Alta Disponibilidade, quando acontece algum problema como esse, o outro servidor assume a função do servidor com defeito e sua empresa continua trabalhando normalmente com todos os arquivos atualizados, quando corrigido a falha do primeiro servidor, o segundo envia as informações atualizadas para o primeiro que assume novamente seu função. 

Vale lembrar que a solução de  Alta Disponibilidade, tem por finalidade manter sua empresa o maior tempo possível ativa sem danos independente da falha ( Hardware, Software, Energia e outras), como todos já sabem  hoje dificilmente temos empresas que emitem nota manual , somente nota fiscal eletrônica. Imagina sua empresa parada o dia todo por alguma falha no seu servidor !  Sem Servidor, Sem Faturamento. 

 

 

LINHA

Ferramenta de Gerenciamento

Quanto mais redundância (Alta Disponibilidade) existir, menores serão os SPOF (Single Point Of Failure),  menor será a probabilidade de interrupções no serviço. Até há poucos anos tais sistemas eram muito dispendiosos, e tem-se vindo a intensificar uma procura em soluções alternativas. Surgem então os sistemas construídos com hardware acessível (clusters), altamente escaláveis e de custo mínimo. Cluster é um conceito que está diretamente relacionado aos sistemas de alta disponibilidade e que permite agregar vários computadores, ou servidores, como se fossem uma única máquina de grande porte. 

Hoje temos através do cluster o acionamento  automático, ou seja um servidor caiu o outro assuma automaticamente.  Existe também soluções mais baratas porem não automáticas via Software:

  •  Servidor de Arquivos

    • Servidores Windows: Gerenciamento DFS (Sistema de Arquivos Distribuídos) 
    • Software Livre: A solução mais estável neste contexto é o atual  Linux High Availability Project (baseado no monitor heartbeat).
  • Servidor de Banco de Dados

    • Normalmente,  as próprias ferramentas gerenciais dos bancos de dados tem suas aplicações de alta disponibilidade (EX: SQL Server -Instâncias do cluster de failover do AlwaysOn, Espelhamento de banco de dados entre outras. 

 

 

 

LINHAAlta Disponibilidade- Quem deve utilizar

Quem deve utilizar ? Será que o investimento vale a pena ? 

 

Quanto pensamos em quem deve utilizar essa solução e se o investimento vale a pena, chegamos a uma conclusão através de alguns questionamentos:

Imagine que se sua empresa trabalha com faturamento rotineiro, quanto você deixaria de ganhar em faturamento se sua empresa ficasse parada meio período ou até mesmo o dia todo por conta de uma falha em seu servidor? 

Se sua empresa não trabalha com faturamento rotineiro mais  é um escritório ou instituição de ensino por exemplo,  seus colaboradores trabalham todo o tempo com os  arquivos e/ou sistema de sua empresa e de repente seu servidor para, Qual é seu custo sem produtividade tendo em vista que os seus colaboradores não podarem dar continuidade em seu trabalho?

Com esses questionamentos, levando em conta o custo beneficio da solução (existem soluções de baixo custo até soluções mais avançadas com custo mais elevado, tudo depende da necessidade) a DM Solution acredita que qualquer empresa sendo de pequeno a grande porte que precisem utilizar as funções de sistemas, arquivos integrados ou até mesmo internet para evoluir com seu trabalho diário deverá utilizar a solução de Alta Disponibilidade com a finalidade de não deixar que sua empresa pare temporariamente reduzindo custo sem produtividade e evitando vendas perdidas por falta de faturamento entre outros. 

 

 

LINHAAlta Disponibilidade

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre Alta Disponibilidade, veja qual é a solução adequada para sua empresa, entre em contato com a DM Solution que teremos o prazer em fazer um levantamento sem compromisso de sua empresa e apresentaremos a solução com melhor custo beneficio. 

Ainda tem duvidas ? Comente nosso post que responderemos que responderemos. Ou acesse nosso Fórum e crie seu tópico com sua duvida !  

 

 

LINHA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *