Computação em Nuvem (Cloud Computing)

TOPLOGO

LINHA

Computação em Nuvem (Cloud Computing)

Computaçao em nuvem

 

Nessa nova era tecnológica, esbarramos com diversas soluções que muitas das vezes não sabemos a sua real funcionalidade, hoje neste artigo iremos explicar um pouquinho sobre Computação em Nuvens (Cloud Computing).

Em outros tempos a computação nas nuvens era uma ideia revolucionaria onde a sua real intenção era redução de custo com Hardware e Software e acesso aos seus serviços de qualquer local com um ponto de internet, porem como todos já sabem, no Brasil a falta de infraestrutura com relação a internet fez com que a Computação nas Nuvens demorasse a ser uma realidade.

Hoje no Brasil suas principais cidades a internet já está “melhor estruturada” e solução de Computação em Nuvens virou realidade.

Para entender melhor o que é Computação em Nuvens ou Cloud Computing vamos mostrar o conceito e alguns exemplos que auxiliará o entendimento desta solução e ajudará em sua aplicação.  

 

LINHA

 Conceito de Computação em Nuvem

O que é Computação nas Nuvens?

Conceitualmente Computação em Nuvens é a possibilidade de acessar seus arquivos, sistemas, games e outros em qualquer lugar com um ponto de internet sem a necessidade ter em sua máquina local.

Usando como exemplo um arquivo de Word, uma vez que esteja conectado com  algum serviço em nuvem e esteja on-line, é possível usufruir de seus recursos do Word, salvar todo o trabalho, acessá-lo de qualquer lugar sem a necessidade de ficar enviando e fazendo o download em sua maquina.

Com um pensamento um pouco mais simples, imagine seu computador sem necessidade do Word instalado e mesmo assim você pode realizar todas as tarefas que o Microsoft Word realiza e melhor, acessar a qualquer momento de qualquer dispositivo sendo ele computador, tablet ou até mesmo celular.

Com essa facilidade você não precisaria mais instalar diversos aplicativos em seu computador, pois os mesmos já estariam disponíveis no Cloud Server (Servidor nas Nuvens). Você pode acessar um servidor capaz de executar a ferramenta desejada, que pode ser desde um editor de textos até mesmo um jogo ou o sistema de sua empresa (Se aplicação conter esse suporte). Enquanto os servidores executam um programa ou acessam uma determinada informação, o seu computador precisa apenas do monitor, dos periféricos para que você interaja e claro, internet. Ou seja, não precisaria ser aquela “Super Maquina”, pois, o processamento é feito no próprio servidor.

 

 

 

 

LINHA

 Exemplos de Computação em Nuvem

Vejamos alguns Exemplos:

 OneDrive

onedrive

A Microsoft criou o seu serviço de armazenamento online, o OneDrive. Essa aplicação permite que você salve seus arquivos na rede e os acesse de qualquer outro computador que esteja conectado à Internet. Se você tem o Windows 8 ou 8.1 o OneDrive vem instalado e oferece um aplicativo na área de trabalho para que o usuário sincronize os arquivos da sua máquina ou de qualquer dispositivo móvel, como Smartphone e tablets, automaticamente.

Uma vez sincronizado você poderá acessar seus arquivos de qualquer dispositivo somente entrando com sua conta Microsoft, Hotmail ou Skype no site da Microsoft OneDrive. O OneDrive oferece 7 GB de armazenamento grátis. E oferece o suporte a edição dos arquivos. (Ex: Se você possui um arquivo em Excel e precisa altera-lo basta somente editar no próprio site, não precisa baixar em sua máquina, no próprio navegador abrirá uma guia com o Excel para edição).

A Onedrive também permite um suporte a compartilhamento de arquivos, com isso você poderá definir quem acessará esse arquivo e se poderá somente visualizar ou alterar. Essa ferramenta é muito útil pois um terceiro não precisaria entrar na conta do dono do arquivo com usuário e senha para visualizar ou alterar, basta apenas acessar o link do compartilhamento. Informar sua própria conta que o arquivo compartilhado irá abrir. 

 

LINHA

 Exemplos de Computação em Nuvem

Outra Ferramenta muito utilizada e conhecida é o DropBox: 

dropbox

Um exemplo perfeito de computação em nuvens são os serviços de sincronização de arquivos, com o Dropbox, que é um dos serviços mais eficientes nesse sentido. Com ele, tudo o que você precisa fazer é reservar um espaço do disco rígido, o qual será destinado para a sincronia nas nuvens. Ao copiar ou mover um arquivo nesse espaço, ele será duplicado no servidor do aplicativo e também em outros computadores que tenham o programa instalado e nos quais você acesse a sua conta.

 

LINHA

 Exemplos de Computação em Nuvem

Outro exemplo é iCloud

icloud

O iCloud conecta você aos seus dispositivos Apple. Com ele, você tem acesso aos seus documentos, fotos, notas e contatos. Em qualquer dispositivo que estiver usando. A Apple integra de fácil maneira o compartilhamento fotos, localizações, calendários e muito mais com a sua família e amigos. E se você perder seu dispositivo, o iCloud o ajuda a encontrá-lo.

 

 

LINHA

 Exemplos de Computação em Nuvem

A Google é um dos maiores patrocinadores em Computação em Nuvem.

google

A prova de que a Google é uma das grandes patrocinadoras da computação em nuvens é o sistema operacional desenvolvida por ela, o Chrome OS. Esse sistema operacional tem como finalidade funcionar exclusivamente com aplicações web, com isso sua máquina ganharia muito em velocidade pelo baixo uso de memória e processador.  

Alguns exemplos da Google

O Google Music, outra aplicação em nuvem que possibilita a você ouvir a suas músicas em qualquer ponto de internet. Você pode adicionar suas músicas de qualquer computador e ouvi-las em qualquer dispositivo, basta você usar o seu login.

O Gmail, o que muita gente não sabe é que o Gmail pode ser usado para organizar os arquivos recebidos e também além disso é claro, organizar suas mensagens e ter seu próprio comunicador.

O Google Docs, imaginamos o nosso tradicional Microsoft Office, agora imagine ele em seu navegador. Isso é o Google Docs. Você pode acessar um ótimo editor de textos, criação de planilhas e até mesmo criar e visualizar apresentações de slides.

O Google Maps é outro exemplo, já que, com ele, pode-se navegar para qualquer lugar do mundo a partir de uma referência. Além disso, você pode criar trajetos para andar de carro pela sua cidade, partindo de um ponto e tendo uma localização como destino.

 

LINHA

 Exemplos de Computação em Nuvem

Além desses exemplos existem uma infinidade de aplicações com esse recurso. Hoje muitas das empresas de sistemas já estão desenvolvendo suas aplicações para WEB e vendendo redução de custo com infraestrutura. Além de sistemas arquivos e aplicações, muitos games hoje estão sendo feitos com mesmo pensamento, ou seja, você não precisaria instalar eles em sua máquina para usar.

 

LINHA

 Vantagens e Desvantagens da Computação em Nuvem

 

Como visto acima, uma das vantagens mais apuradas que fará com que escolham computação em nuvens é a não necessidade de ter uma máquina potente, visto que todo o processamento é executado em servidores remotos.

Outra vantagem muito usada é a possibilidade de acessar dados, arquivos e aplicativos a partir de qualquer lugar, bastando uma conexão com a internet, sem contar que não corre o risco  de por algum defeito em seu computador você perca seus arquivos.

 

Como tudo em nossa vida. O armazenamento nas nuvens também tem suas desvantagens, uma delas é a confiança. Por mais que essas aplicações se dizem seguras não são todas as pessoas que se sentem à vontade com o fato de manter suas informações pessoais em um ambiente virtual. Por isso é muito importante que você analise bem qual servidor irá colocar seus arquivos, escolha sempre os servidores mais conhecidos e credenciados.

Um outro ponto da desvantagem é que como há a necessidade de acessar suas aplicações ou arquivos pela internet, é fundamental que o local que você utilizara para acessar tenha sua internet estável e rápida, principalmente e o que for acessar seja alguma aplicação pesada como jogos, sistemas integrados editores de vídeo e imagem e outros.

 

LINHA

  Computação em Nuvem

 

Talvez antes de ler esse artigo você não teria notado, mais hoje computação em nuvens já é uma realidade e faz parte do seu dia a dia e tem seu crescimento em nível assustador, mais não tenha dúvida por mais que o crescimento rápido, é um crescimento solido com ferramentas altamente satisfatória.

Se precisa de solução em Computadores em Nuvens, ou quer entender um pouco melhor, entre em CONTATO com a DMSolution que teremos o prazer em avaliar sua necessidade e apontar solução com melhor custo benefício de acordo com sua necessidade!

Está com alguma dúvida sobre nosso artigo, comente que teremos o prazer de responder, se sua dúvida é sobre outras soluções acesse nosso Fórum e crie um tópico com seu questionamento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *