Comparativo entre Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10

Comparativo entre Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10 mostra de forma rápida diferença entre eles.

 diferença

 

Se está em dúvida sobre atualizar ou não o Windows para a versão 10 aqui vai um comparativo para auxiliar.

Muitas alterações foram feitas no sistema operacional da Microsoft e nem todo mundo sabe que mudanças são essas. Veja de forma simples o comparativo entre Windows 7, 8.1 e 10.

Vamos separar o comparativo por funções:

  • Inicialização.
  • Menu Iniciar.
  • Navegadores.
  • Personalização.
  • Autenticação Biométrica.
  • Fixação de Aplicativos.
  • Armazenamento de arquivos em nuvens (OneDrive).
  • Loja Windows.
  • Continuum.
  • Integração com Xbox.
  • Desktop Virtual

 

 

Inicialização: Hoje o Windows 8.1 e 10 temos uma ferramenta chamada Hyperboot & InstantGo, Com o recurso ativado, o sistema é podemos de manter a conexão com a Internet até mesmo em modo de espera, com isso podemos deixar nosso sistema atualizando ou até mesmo fazendo Download sem precisar ficar com o display ligado ou até mesmo ativo. No Windows 7, não existe de forma nativa essa ferramenta.

 

Menu Iniciar: O velho e muito funcional menu iniciar de costume está presente nas versões do Windows 7 e 10, mas ausente no Windows 8.1. O que torna o sistema muito mais agradável aqueles que estão acostumados com a nossa “barrinha lateral”. Para aqueles que já se acostumaram com o menu em blocos do Windows 8 e 8.1, o 10 tem a mesma funcionalidade junto com menu iniciar tradicional.

Menu Iniciar Windows 10

Menu Iniciar Windows 10

 

 

Navegadores: No Windows 10 a Microsoft lançou o novo Microsoft Edge mais rápido e leve com a promessa de tentar melhorar sua antiga e polemica fama do Internet Explore nativas em todas as versões anteriores do Windows. Você pode usar o novo navegador e se não agradar ainda sim pode instalar os navegadores de sua preferência.

Microsoft Edge

Microsoft Edge

 

 

Personalização: Todas as três versões permitem personalizar seu computador. Plano de fundo, descanso de tela, animações, aparência dos ícones, fontes… Tudo pode ser alterado para que a área de trabalho fique com a sua cara.

 

Autenticação Biométrica: Nomeado como Windows Hello apenas o Windows 10 tem suporte, ferramenta de autenticação biométrica permite logar. no sistema sem precisar de senhas. Esse recurso está disponível somente para quem tem hardware especializado, com leitor de impressão digital, infravermelho ou outros sensores biométricos. (Windows Hello é um recurso nativo do Windows 10, versões anteriores somente podiam realizar esse procedimento com Software não nativo (Ex : Notebook HP com leitor digital).

 

Fixação de aplicativos: Fixar aplicações na barra de tarefas é possível nas três versões do Windows. Porém fixar como bloco no Menu Iniciar, somente pode ser feito no Windows 10.

Blocos Menu Iniciar

Blocos Menu Iniciar

 

Armazenamento de arquivos em nuvens (OneDrive): Nas versões 8.1 e 10, o usuário pode acessar os documentos do OneDrive diretamente do Windows Explorer. No Windows 7 isso não é possível. O OneDrive pode ser instalado em seu dispositivo móvel Android, Windows Phone, Apple com fácil acesso aos seus arquivos onde estiver.

OneDrive

OneDrive

 

 

Loja Windows ou Windows Store: Assim como no Windows 8 e 8.1 no Windows 10 também contamos com a Windows Store, com funcionamento muito parecido com Google Play Store e à Apple Store, onde nos permite comprar jogos, apps, filmes, músicas e programas de TV.  O Windows 7 não possui essa ferramenta.

Continuum: Só presente no Windows 10, o recurso permite alternar de maneira fácil entre os modos de desktop e tablet, sendo ideal para dispositivos conversíveis.

Integração com Xbox: O Windows 7 não tem integração com o Xbox, mas as versões 8.1 e 10 têm. A diferença é que no Windows 8.1 o modo multiplayer é pago, enquanto que no Windows 10 é gratuito.

 

Desktops virtuais: Entre as versões, o Windows 10 é o único sistema que conta com desktop virtual de forma nativa. O recurso permite visualizar dados de vários computadores em uma única tela.

Desktop Virtual

Desktop Virtual

E por fim uma tabela resumida com recursos de cada versão.

Windows
8.1 
10 
 Menu Iniciar
 ✓
 
 ✓
 Fixação de aplicativos
 ✓
✓ 
 ✓
 Personalização
 ✓
 ✓
 Windows Hello
 
 
 ✓
 OneDrive Integrado
 
✓ 
 ✓
 Continuum
 
 
  ✓
 Navegadores
 
 
  ✓
Desktop Virtual
 
 
  ✓
 Loja Windows 
 
 ✓
 ✓

 

Esperamos que sua dúvida tenha sido esclarecida, caso tenha outras duvidas teremos o prazer em ajudar, comente nosso post ou crie um Tópico em nosso Fórum com sua dúvida.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *